A Fazenda trabalha no sistema integração lavoura/ pecuária (ILP). O rebanho é conduzido à pasto – no verão em campo nativo melhorado e no inverno em pastagens de aveia e azevém. Devido a alta lotação, nos vazios forrageiros do outono e do início da primavera é fornecido, em caráter suplementar, pré-secado de aveia e azevém ou silagem de milho. Trata-se, portando, de animais rústicos criados e manejados exclusivamente à campo.
Entrou no Brasil pelos campos de Bagé (RS) em 1906, com Menelik – primeiro touro Aberdeen Angus registrado no Pais, pelo resultado demonstrado no cruzamento com as demais raças, disseminou-se pela região sul e hoje é a genética mais utilizada no cruzamento com as raças zebuínas, que povoam o centro-oeste e o norte do País.
Atualmente os exemplares da raça apresentam peso adulto entre 800 a 1.100 kg para os machos e 470 a 650 kg para as fêmeas.
Principais características que diferenciam o Aberdeen Angus das demais raças de corte e a levaram a ser considerada a raça completa
Anualmente é organizado e executado o calendário de vacinação compreendendo as vacinas reprodutivas e preventivas de carbúnculo sintomático, manqueira, gangrena gasosa e outros clostridiuns.
O controle de endo e ectoparasitas obedece protocolos estratégicos. Na elaboração e execução do protocolo de combate ao carrapato é buscado, não a extinção do parasita, mas o controle da infestação para permitir que os animais, sem comprometer o seu desempenho, desenvolvam seu sistema imunológico contra tristeza parasitária bovina. É que, animais carrapateados, de regra, apresentam resposta imune contra á doença.
Na reprodução são utilizadas as mais avançada técnicas reprodutivas da IA (Inseminação Artificial), IATF (Inseminação Artificial a Tempo Fixo), TE (Transferência de Embrião) e FIV (Fertilização in Vitro). E, suplementarmente, monta à campo, em sistema de repasse, com touros selecionados para as características desejadas.
As fêmeas entram no sistema reprodutivo aos 14 meses de idade, quando atingem peso superior a 350 kg.
A estação de monta é planejada, levando-se em consideração as variáveis que interferem no processo de cria da Fazenda.
A base de seleção da Fazenda, é um plantel de 350 matrizes, selecionadas dentre as melhores linhagens americana, argentina e nacional.
A Fazenda dispõe de uma bateria especial de doadoras de alto valor genético, produtos de embriões importados dos Estudos Unidos e da Argentina, que se somam às de genética nacional, pinçadas dos melhores criatórios do Brasil.
Com a utilização das técnicas reprodutivas mais avançadas, é feita a multiplicação dessa genética, mediante acasalamentos que complementam e potencializam as características mais relevantes de cada individuo.