A Fazenda trabalha no sistema integração lavoura/ pecuária (ILP). O rebanho é conduzido à pasto – no verão em campo nativo melhorado e no inverno em pastagens de aveia e azevém. Devido a alta lotação, nos vazios forrageiros do outono e do início da primavera é fornecido, em caráter suplementar, pré-secado de aveia e azevém ou silagem de milho. Trata-se, portando, de animais rústicos criados e manejados exclusivamente à campo.
Entrou no Brasil pelos campos de Bagé (RS) em 1906, com Menelik – primeiro touro Aberdeen Angus registrado no Pais, pelo resultado demonstrado no cruzamento com as demais raças, disseminou-se pela região sul e hoje é a genética mais utilizada no cruzamento com as raças zebuínas, que povoam o centro-oeste e o norte do País.
Atualmente os exemplares da raça apresentam peso adulto entre 800 a 1.100 kg para os machos e 470 a 650 kg para as fêmeas.
Principais características que diferenciam o Aberdeen Angus das demais raças de corte e a levaram a ser considerada a raça completa